Cada vez que um estilista vai iniciar um esboço, ele planeja suas peças (ou obras de arte, como preferir) com um tipo, ou mais, de tecido já em mente.
Pensa no corte, no caimento, na paleta de cores, nas estampas, nas tendências, enfim, pensa sempre no principal, que é satisfazer seu cliente e, criar roupas confortáveis, estilosas, lindas e vendáveis.
E, dependendo do tipo de corte e caimento que o estilista espera, um tecido plano dos mais importantes e utilizados é a tricoline, pela sua versatilidade, leveza e fácil manuseio.
O que é tricoline
A Tricoline também é um tipo de tecido plano, que é feito através de sobreposições perpendiculares de fios, as tramas e urdumes, mas de forma menos rígida, permitindo que seu caimento seja mais suave, que tenha mais leveza e frescor do que a sarja, por exemplo.
Como sua sobreposição é mais simples, sua textura fica totalmente diferente, e, ainda existem distintas misturas de fios que permitem novas versões da tricoline.
As tradicionais, que são feitas somente com algodão, são mais frescas, deixam aquela sensação de ar entrando pelo tecido, absorvem bem o suor e são menos propensas a reações alérgicas, pois são feitas com fibras naturais. Mas são menos elásticas.
E justamente por isso as tricolines mais modernas, feitas mais recentemente, se utilizam de outros tipos de fios em sua composição, a chamada tricoline mista. Esse novo tipo de tricoline pode incluir poliéster, viscose ou elastano em sua composição, permitindo com isso que o tecido tenha uma maior capacidade expansiva e tenha um custo menor, já que esses fios são bem mais baratos que o fio de 100% algodão.
Variações de tricoline
A tricoline pura, que é composta com 100% algodão, é a primeira versão do tecido. Muito usada em camisas masculinas e femininas no estilo alfaiataria.
Atualmente muitos costureiros trabalham com a tricoline mista, já que ela apresenta várias vantagens: por seu caimento diferenciado, por ser mais elástica e não amassar tanto, e por ter um custo inferior ao da tricoline pura, feita somente com fios de algodão. Porém, a tricoline mista não é tão fresquinha como a tricoline com 100% de algodão.
Outra grande qualidade da tricoline, seja pura ou mista, é a facilidade de tingimento e aplicação de estampas, o que abre imensamente o leque de opções para os estilistas e costureiros! O céu é o limite!
A capacidade de ter um mesmo modelo com várias cores e diferentes estampas facilita muito o processo criativo, e como são necessários menos modelos de peças, o custo acaba por cair.
A parte de estamparia da tricoline – que é um dos melhores tecidos para isso – é extremamente fácil de fazer, já que por ter uma trama fechada, fica muito melhor para receber a estampa, que é feita digitalmente. Então não existem restrições, pois é possível combinar muitas cores e padrões e aplicá-los com facilidade na tricoline. O sonho de todo estilista!
Por que escolher a tricoline
Além de todas as razões que mencionamos acima, como leveza, frescor, ótimo caimento e custo justo, a tricoline abre um leque enorme de opções para os mais diversos setores.
Ela é principalmente utilizada para a moda, principalmente a tricoline comfort e a tricoline soft, aqui da VDM têxtil.
Mas além de lindas peças de roupa, a tricoline é amplamente utilizada em peças artesanais, e na cartonagem.
Na parte de moda ela funciona muito bem por ser fresquinha, leve, não amarrota com facilidade, mas pode ser passada a ferro e também pode ser lavada na máquina.
Pode ser utilizada na confecção de roupas, bolsas e acessórios que acabam por ficar mais elegantes.
Já na parte artesanal, sua maior vantagem é que ela não desfia nem desliza com facilidade, facilitando seu manuseio, tem um caimento perfeito nas peças que vai revestir, funciona muito bem com cola, e a aderência fica perfeita. Ou seja, mesmo que não tem muita prática, pode utilizar a tricoline sem medo de errar.
Dicas para trabalhar com tricoline
Como dissemos anteriormente, a tricoline não tem facilidade para amarrotar, mas ainda assim ela pode ser passada a ferro, respeitando uma temperatura de aproximadamente cento e cinquenta graus para não correr o risco de danificar o tecido.
A lavagem na máquina também é uma das grandes vantagens da tricoline, sugerimos aqui que a temperatura da água seja ambiente, já que o calor excessivo pode modificar todos os tipos de tecidos, evitar o uso de branqueadores, os chamados alvejantes, não secar sob o sol para não marcar, e não lavar a seco.
Tudo o que normalmente fazemos com nossas roupas de todos os outros tecidos.
E aproveitamos para fazer uma pequena listinha com sugestões de peças que (acredite você ou não!), podem ser confeccionadas com tricoline:
- Moda – Camisas, camisetas, macaquinhos, macacões, vestidos, saias, croppeds, e também é super indicada para confecção de todo o tipo de roupas infantis, já que a tricoline não é um tecido que proporciona alergia, e as crianças costumam ter mais propensão a desenvolver quadros alérgicos.
- Artesanato e decoração – Capas para almofadas, guardanapos, sousplats, toalhas de mesa, jogos americanos, jogos completos de cama, com fronhas, lençóis de elástico e lençol de vira, revestimentos interno e externo de caixas, capas para caminhas de pets, estojos e necessaires,
É importante saber que a tricoline a cada dia se torna mais versátil e se estende por novos caminhos, melhorando em qualidade e se modernizando, acompanhando tendências e se adequando ao que pede o mercado.