Sarja, Jeans e Brim: Explorando as Diferenças e Semelhanças entre Esses Tecidos Versáteis

Você consegue ao olhar para esses tecidos e de cara identificar qual deles é chamado de jeans, sarja ou brim? Não acha fácil saber qual é qual?

Apesar de considerarem a sarja, o jeans e o brim muito semelhantes, existem algumas diferenças e detalhes na hora da tecelagem e acabamento que fazem toda a diferença na hora de diferenciá-los para saber melhor qual deles escolher para uma peça de roupa.

Você sabe quais são essas diferenças? Não? Não se preocupe!

Então agora vamos contar tudinho para você conseguir reconhecê-los e saber qual deles vai ser o mais indicado para o modelo de roupa que tem em mente!

A história da Sarja

A sarja é um tipo de tecido plano, em que seu entrelaçamento se diferencia de outros pela forma como seus fios são sobrepostos. No momento da sobreposição dos fios, é possível escolher que tipo de tecido vai preparar de acordo com os tipos de sobreposições e o tecido de sarja é uma dessas possibilidades. 

No processo da tecelagem do tecido de sarja, os fios são unidos de maneira sobreposta, perpendicularmente, e de forma inclinada. Com duas camadas a serem entrelaçadas, o urdume – que compõe a parte do comprimento – e a trama – que compõe a parte da largura, e o tecido é confeccionado a partir de um equipamento chamado tear e cria uma textura diagonal visível na superfície do tecido.

 

Os tipos de tecidos que têm esses entrelaçamentos mais complexos são conhecidos como sarja e cetim, e essa complexidade confere ao material resistência e durabilidade.

Então essas são as principais características do tecido de sarja. Agora vamos à questão do jeans e do brim.

Quais as diferenças entre a Sarja, o Jeans e o Brim

Poucas pessoas de fora da área têxtil sabem responder essa complicada pergunta, afinal tanto o jeans, quanto o brim, são tecidos formados por entrelaçamento de sarja e por isso quase todo o mundo acha que jeans, sarja e brim são a mesma coisa.

Ledo engano! Vamos então explicar melhor.

Os tecidos jeans e brim são feitos de fios que se sobrepõem de maneira perpendicular, nas direções de trama e urdume, formando uma peça inteiriça de tecido com o entrelaçamento do tipo sarja.

Na hora de trançar tanto a trama quanto a urdume para o preparo do jeans, que é feito de denim (um tipo de algodão de origem francesa), as cores utilizadas sempre serão de um fio azul e outro fio branco, pois essa é a característica principal do jeans, a cor. As únicas variações possíveis são nas tonalidades do azul, que vão dos jeans mais claros aos jeans marinhos. Existem ainda vários tipos de lavagens, que deixam o jeans com aquela aparência de usado, o que chamam de jeans stonado. Então, o que a gente chama de jeans é esse tecido sarjado de coloração azul.

No brim, os fios da trama e do urdume, são coloridos, possibilitando que sejam produzidas as mais variadas tonalidades de brim, inclusive azuis, o que acaba o tornando muito semelhante ao jeans. E isso é o que acaba criando uma outra confusão, brim e jeans são a mesma coisa? Agora que aprendemos que não, vamos ao que interessa. 

O que é imprescindível saber é que tanto o jeans quanto o brim são um tecido do tipo sarja, pela maneira como seus fios são perpendicularmente sobrepostos. Mas a maioria das pessoas acaba por se confundir, e acham que só o brim é considerado como o tecido sarja. E que jeans é jeans mesmo, até pela sua história e longevidade.

Cada tecido, uma utilidade

Graças às características da sua tecelagem, a sarja, seja  na confecção do jeans ou do brim, é amplamente utilizada na fabricação dos mais variados tipos de roupas. É um tecido super confortável, que absorve bem o suor, é resistente e durável. 

A utilização do tecido de sarjas em uniformes para indústrias, fábricas, locais de exploração e refino de petróleo, forças armadas e até na construção civil é ampla. Desde o século XVII a sarja vem sendo utilizada de variadas formas. Na marinha italiana, era usada para fabricação de velas para os barcos, e seu sucesso foi tamanho que acabou virando uniforme para os marinheiros e desde então, foram descobertas muitas formas de utilizá-la. Assim a sarja ganhou o mundo, e hoje nós podemos vê-la em famosas passarelas de renomados estilistas, em semanas de moda nacionais e internacionais, principalmente no vestuário masculino.

Mas nem só de uniforme vive o mercado da sarja. Ela é utilizada em todos os tipos de peças, e até biquínis já foram criados a partir dela! Muito versátil, é utilizada em saias, shorts femininos, bermudas masculinas, camisas, jaquetas, vestidos, macacões e macaquinhos.  

Também não podemos deixar de citar as populares calças de brim e principalmente as calças jeans. A calça jeans, que é uns dos itens mais populares de vestuário do mundo, vem conquistando geração após geração graças a sua versatilidade, durabilidade e conforto. Em todo o mundo, os armários tem variadas peças de jeans e de brim. Hoje em dia, até em festas mais formais, o jeans e o brim são bem aceitos.

O importante mesmo é obter um tecido de alta qualidade, bom acabamento, e que seja o mais indicado para o tipo de roupa ou uniforme que tenha em mente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *