Tecidos Sintéticos: Conheça suas origens e vantagens

Mesmo que você não saiba o que é um tecido sintético, pode ter absoluta certeza que já vestiu roupas feitas com eles, e que na sua casa tem algo confeccionado com algum tipo de tecido sintético.

Na indústria têxtil os tecidos sintéticos são amplamente utilizados para produção dos mais variados tipos de peças, de roupa íntima a cortinas, passando por moda praia e toalhas de mesa. O leque de produtos é infinito.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre os tecidos sintéticos, está no lugar certo! Aqui vamos contar sobre o surgimento desse tipo de tecido, quais suas características e vantagens, que tipo de peças são confeccionadas com eles e sua relevância no cenário têxtil.

Origem dos tecidos sintéticos

Na indústria têxtil existem três tipos de tecidos, os que são completamente de origem natural, os tecidos sintéticos, e os que misturam os dois primeiros.

Mas, para facilitar sua compreensão, é bom explicar mesmo como foi que surgiram os tecidos sintéticos na cadeia têxtil.

Depois de muitas pesquisas feitas por químicos, lá pelos idos de 1930 surgiram as primeiras fibras que são a origem dos tecidos sintéticos. São fibras de origem química e petroquímica, que quando unidas formam os materiais que dão origem aos tecidos sintéticos.

Com a Revolução Industrial houve uma busca ainda maior de fibras para tecer novos tipos de tecidos, que não apresentassem as características que incomodavam os fabricantes de roupas, e que suprisse a falta de insumos para os tecidos de origem natural por causa da Segunda Guerra Mundial. Com isso foram surgindo novas opções de tecidos sintéticos. 

Uso do tecido sintético: principais opções

Para obter o máximo de cada tecido na hora de utilizá-los, é preciso conhecer suas características e propriedades a fundo, por isso a indústria têxtil desenvolve pesquisas e oferece cursos sobre as melhores maneiras de confeccionar cada um deles, incluindo os tecidos sintéticos.

Suas características vieram para superar algumas questões que incomodavam os  produtores e designers de moda com relação aos tecidos de origem orgânica. A seda era muito sensível, tanto o linho quanto o algodão amarrotavam muito facilmente e a lã podia encolher se não fosse adequadamente manipulada.

Ao contrário dos problemas que os tecidos naturais apresentavam, os sintéticos chegaram e imediatamente ganharam muitos fãs. Na parte de vestuários os tecidos sintéticos são usados para confeccionar desde roupas íntimas a casacos e jaquetas. E na parte de roupas para casa, aparecem em cortinas, toalhas e roupas de cama em geral.

Vantagens de usar o tecido sintético

As vantagens dos tecidos sintéticos em relação ao naturais e artificiais são várias, vamos citar algumas para que percebam as diferenças, que são realmente uma grande vantagem sobre outros tipos de tecidos:

Durabilidade

A alta resistência apresentada juntamente com maior durabilidade são duas características que o mercado aprecia e prefere para confeccionar roupas de vestuário e para casa. 

Resistência à água

Muitas jaquetas são feitas de materiais sintéticos para proteção do vento e da chuva. Muitos uniformes de esporte são feitos a partir de tecidos sintéticos, pois seu desempenho é maior e melhor para esse tipo de atividade.

Facilidade de manutenção

São de fácil lavagem e secagem, e também pouco amarrotam, o que diminui o tempo e despesa gastos com sua limpeza e manutenção. Para a vida corrida de hoje, a praticidade que os tecidos sintéticos oferecem é muito vantajosa.

Variedade estética

Além de apresentarem diferentes texturas, densidades, há um outro traço que é um diferencial significativo nos tecidos sintéticos: a facilidade com que o tingimento é feito. Eles têm maior capacidade de reter as cores e maior dificuldade em desbotar.

Preço acessível

Por último, mas não menos importante, um dos fatores que prendeu a atenção tanto de quem fabrica quanto de quem consome, são os valores. Como os recursos para produção dos tecidos sintéticos são químicos ou petroquímicos, o custo é inferior aos de origem natural. 

Tipos de tecido sintético

Temos alguns tipos muito conhecidos e populares de tecidos sintéticos, como veremos abaixo:

Tecido couro sintético: características, usos comuns e cuidados especiais na limpeza

Para quem gosta do visual do couro mas prefere pagar menos ou simplesmente é a favor de tecidos mais ecológicos, o couro sintético pode ser a sua solução. Suas textura e aparência são muito similares as do couro natural e a variedade de cores é um grande diferencial.

O uso de tecidos sintéticos na confecção de bolsas: praticidade, resistência e variedade estilística

Os tecidos sintéticos para bolsas possuem uma grande vantagem que é o valor mais acessível. Tanto as de couro, como de nylon ou poliéster são mais leves, de fácil higienização e podem receber diversas estampas, com cores que perduram por mais tempo e são mais facilmente tingidas. As tintas para tecidos sintéticos aderem com mais facilidade ao material.

Pintando tecidos sintéticos: Dicas e cuidados

Para quem pensa em ter estampas exclusivas, os tecidos sintéticos são uma matéria prima das melhores. As tintas aderem mais rápido e melhor ao produto, e ainda há a vantagem de desbotar menos que os tecidos de origem natural. 

Na área artesanal, são largamente utilizados justamente por serem fáceis de colorir, e sua secagem é rápida e fácil. Isso diminui o custo das peças, e permite oferecer ao mercado preços mais competitivos.

Existem especificidades nas tintas para tecidos sintéticos, e cada tipo de material exige um tipo de tinta específico. Então antes de escolher quais vai comprar, pesquise junto ao fabricante, se possível, quais são os pigmentos mais adequados para o tecido que planeja colorir.

Cuidados com os tecidos sintéticos

Ainda que sejam bastante resistentes, os tecidos sintéticos exigem alguns cuidados específicos para que mantenham suas características inalteradas e suas cores, vamos saber um pouco mais sobre isso:

Como lavar corretamente o tecido sintético para prolongar sua vida útil

A maior dica que pode ser passada é sempre respeitar as orientações de lavagem que constam nas etiquetas de cada produto, de acordo com o tecido utilizado na sua confecção. Mas de forma geral os tecidos sintéticos podem ser lavados em água com temperatura ambiente, sabão não muito abrasivo, e secar na sombra, naturalmente.

Dicas para desamassar ou passar roupas feitas com esse tipo de material

Não é a característica dos tecidos sintéticos amassar com facilidade, mas ainda assim se puder estender bem ou pendurar em cabides na hora de secar, após as lavagens, isso ajudará ainda mais. E na hora de passar, se o tecido permitir (de novo instruções das etiquetas) use temperaturas baixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *