O uso de uniformes profissionais por colaboradores oferece muitas vantagens a uma marca, mas também para quem usa. E escolher os tecidos profissionais para confecção desses uniformes pode apresentar uma grande diferença no resultado final.
Cada tipo de uniforme requer um tecido profissional de acordo com a posição que o funcionário ocupa, já que as equipes e a hierarquia podem se diferenciar visualmente através das roupas. E a qualidade dos tecidos e o material usado na confecção interferem diretamente na longevidade dos uniformes.
Com o intuito de esclarecer um pouco mais sobre o assunto, montamos um pequeno guia que vai dirimir suas dúvidas sobre os tipos de tecidos adequados para cada tipo de uniforme, suas características e vantagens. Vamos lá!
Origem dos tecidos profissionais
Os uniformes profissionais evoluíram muito ao longo dos anos, e cada vez é maior o número de trabalhadores que os utilizam. Desde o século XVII os uniformes eram uma forma de identificar cada componente das forças armadas, de acordo com sua patente e função.
Mas outras classes de trabalhadores também começaram a utilizar uniformes para proteção no desempenho das funções e para que fossem visual e rapidamente diferenciados dos outros cidadãos. Cada uniforme era confeccionado com tecidos próprios para que auxiliassem cada trabalhador a desempenhar da melhor forma o seu trabalho.
Na época da Revolução Industrial os donos de fábricas e indústrias adotaram os uniformes profissionais para seus funcionários, para que pudessem manipular o maquinário e produtos químicos de forma segura. Já no século XX os donos de empresas descobriram que os uniformes poderiam ser uma forma de marketing, e cada equipe tinha um modelo confeccionado com tecidos profissionais que fossem adequados às suas funções.
Atualmente os uniformes são um lugar comum em empresas, fábricas e indústrias, e visam demonstrar a identidade visual de cada corporação, transmitir a ideia de coesão do grupo e profissionalismo.
Características dos tecidos profissionais
Cada tecido profissional possui suas características e modus operandi, tanto para confecção quanto para melhor manutenção. No caso dos tecidos para uniformes mais sóbrios, sociais, é preciso que apresentem um bom caimento, que sequem rápido e que passem uma ideia de elegância e sobriedade.
No caso de uniforme das áreas operacionais, como em indústrias ou refinarias, os uniformes devem ser resistentes, com costuras reforçadas. Que deixem a pele respirar, mas que protejam o trabalhador quando estiver desempenhando suas funções.
Para entregadores ou trabalhadores de obras, os tecidos devem ser reflexivos, e também proteger contra quedas ou ferimentos no desempenho diário das atividades.
No caso dos uniformes esportivos, o tecido deve ser leve, com elasticidade de modo que não atrapalhe a movimentação constante, mas também seja resistente para não sofrer nenhum dano quando os atletas forem ao chão, por exemplo. E em especial, devem secar rápido, uma característica importante durante e depois das partidas e provas disputadas.
Uma das similaridades entre todos os tecidos profissionais é a facilidade de lavagem, pois são usados diariamente, e expostos a maior quantidade de sujeira.
Tecidos profissionais: Quais são os principais?
Agora vamos mostrar alguns dos tecidos profissionais mais usados na confecção de uniformes:
Tecido Brim: Características e usabilidade
O brim é um tecido muito resistente, flexível, que se adapta bem ao corpo, facilitando os movimentos e permitindo que a pele respire e o colaborador se sinta confortável. Por isso é ideal para uniformes de áreas operacionais e para quem usará algo em estilo casual. O brim oferece cores variadas, um ótimo custo benefício e é usado para confecção de calças, macacões e jaquetas.
Tecido Jeans: Características e usabilidade
Assim como o brim, o jeans é bastante utilizado nas áreas operacionais, pois deixa o funcionário livre para se movimentar, e não impede a transpiração. O tipo de jeans vai variar de acordo com a função desempenhada, já que alguns tipos são mais finos e maleáveis, outros protegem melhor e são mais grossos.
Tecido Microfibra: Características e usabilidade
Ideal para confeccionar diversos tipos de uniformes. Está presente em opções sociais, esportivas e casuais. A microfibra é um tecido bastante leve, de secagem rápida, possui certa elasticidade e valor de mercado competitivo.
Tecido Algodão: Características e usabilidade
O algodão é um tecido nobre, de origem natural. Pode ser utilizado para confecção de macacões, calças de alfaiataria, camisas sociais e camisetas. Quando misturado ao poliéster e ao elastano oferece diversas possibilidades para produção de uniformes profissionais, e seu custo reduz consideravelmente. Leve, permite entrada de ar, hipoalergênico e resistente.
Tecido poliéster e algodão: características e usabilidade
Uma das excelentes opções de tecidos mistos para confecção de uniformes. Sua característica reúne o melhor dos dois tecidos, durabilidade e conforto, tornando-o mais comercial e vantajoso.
Vantagens de usar tecidos profissionais
Como em qualquer área de confecção, escolher o tecido próprio para cada peça de roupa é fundamental, no quesito uniformes profissionais não poderia ser diferente.
Conseguir imprimir uma identidade ao grupo através de uniformes produzidos com os tecidos profissionais corretos trará um sentido de pertencimento, a sensação de ser importante, e ainda funciona como uma excelente estratégia de marketing, pois seus colaboradores carregarão diariamente por todos os lados sua marca e seu nome.
Escolher os melhores tecidos profissionais trará conforto aos seus funcionários, e aumentará o desempenho e a durabilidade de cada peça do uniforme. É um investimento que trará muito retorno. Cada função tem suas características, assim como devem ser os tecidos escolhidos para seus uniformes.
A Importância dos tecidos profissionais
Desde que os famosos macacões coloridos dos funcionários das fábricas na época da Revolução Industrial surgiram, é fato consumado que a ideia de vestir seus colaboradores de maneira personalizada é importante dentro do ambiente corporativo.
Traduzir para o grupo e as outras pessoas em geral que acabam tendo contato visual com os uniformes, que há preocupação com o bem estar de cada indivíduo no desempenho de suas funções, e também com sua identificação entre eles, e no contato direto com o público demonstra que a empresa está comprometida em oferecer a melhor experiência para todos.
Passar a imagem de organização, profissionalismo, coesão e garantir que sua marca seja sempre vista e lembrada são alguns dos muitos benefícios em investir em tecidos profissionais ideais para a confecção dos uniformes de trabalho.
Como trabalhar com tecidos profissionais
Ao definir os modelos dos uniformes, é necessário passar para a parte da confecção, e consequentemente escolhas dos tecidos profissionais.
Caso tenha qualquer dúvida, os fornecedores dos tecidos e os responsáveis pela confecção de cada peça do uniforme poderá indicar quais tipos de tecidos profissionais são indicados para cada roupa a ser produzida.
Os tecidos profissionais possuem características que atuam positivamente no preparo das roupas que seus colaboradores utilizam, e cada cargo tem um tipo de tecido especial para que seja possível desempenhar da melhor maneira possível suas tarefas.
Caso os tecidos necessitem de tingimento, informe-se sobre qual o melhor tipo de tinta para tecidos profissionais deve comprar. Cada tecido tem sua reação particular em relação às tinturas, mas em todos a aderência deve ser uniforme. No caso de tesouras, aviamentos e linhas para produção dos uniformes, a relação é a mesma. Cada tecido terá um tipo de item mais adequado a sua manipulação.
Se possível, mande junto ao uniforme um pequeno manual ensinando como cuidar de cada tipo de tecido profissional, para que sua durabilidade e conservação sejam as maiores possíveis.