A indústria têxtil é uma das pioneiras no cenário econômico mundial, e também uma das maiores, já que é uma das que mais emprega. Para que sua produção se mantenha ininterrupta, conta com diversos fornecedores, principalmente as fábricas de tecidos.
Além de tantos outros segmentos, a indústria têxtil compra também de mercados conectados, como aviamentos, pigmentos e linhas, por isso além de oferecer vagas diretas, gera muitas outras indiretas graças ao seu desenvolvimento que segue forte e promissor e a necessidade da compra de insumos, produzidos em diferentes segmentos.
Para entender um pouco mais dessa cadeia de fornecimento, hoje o tema é sobre fábricas de tecidos, o motor da indústria têxtil. Qual a sua importância dentro da economia mundial e brasileira, como se desenvolveu, e os processos de produção dentro delas.
Origem e evolução das fábricas de tecidos
O processo de fabricação têxtil remonta de muitos anos antes de Cristo, e o surgimento e desenvolvimento de fábricas de tecidos teve um crescimento significativo durante a Segunda Guerra Mundial, já que foi necessário iniciar a produção de tecidos perto de cada localidade, pois as importações foram dificultadas em razão do conflito.
Devido a abertura desse tipo de fábrica, houve a necessidade de contratar e treinar profissionais que pudessem tecer os fios, para que se desse a fabricação dos tecidos. A manufatura dos fios foi se tornando um negócio lucrativo, e começou a fazer a economia crescer graças aos novos empregos gerados, que aumentaram assim o processo de consumo e giro de capital.
Além da tecelagem, dentro de uma fábrica de tecidos é possível acompanhar o processo de tingimento e estamparia dos tecidos, já que a indústria da moda é completamente dependente da produção de tecidos, e de suas diferentes cores e estampas.
A indústria têxtil brasileira e suas fábricas de tecidos
Atualmente as fábricas de tecidos que alimentam a indústria da moda têm cada vez mais destaque e relevância dentro da economia brasileira. Isso porque existe o que chamam de cadeia têxtil, que se inicia com o cultivo das plantas que dão origem aos fios, e termina na peça pronta chegando até você. Atualmente muitas roupas são customizadas, reaproveitadas e a conhecida frase, nada se perde, tudo se transforma, faz parte da produção têxtil.
As fábricas de tecido aqui no país representam uma grande parte da força motriz da nossa economia, pois além de gerarem muitos empregos diretos, alimentam outras milhares de empresas que antecedem ao fábrico de tecidos na cadeia de produção. São cerca de 8 milhões de vagas diretas e indiretas no Brasil.
Seu volume de negócios é extremamente relevante, e exportamos muitos tecidos para diversos países pelo mundo afora, principalmente malha e denim. Atualmente ocupamos a quarta posição em produção de jeans do mundo. E ainda hoje o Brasil é considerado, no ocidente, a única rede têxtil completa, ou seja, atua em todas as etapas da cadeia.
Como funciona uma fábrica de tecidos
Dentro da cadeia têxtil existem processos anteriores à fabricação dos tecidos, mas essa é sem dúvida uma das mais importantes etapas, já que o resultado final de cada peça de roupa depende do tipo de tecido que será utilizado para a sua confecção.
Algumas fábricas possuem seu próprio catálogo, e fabricação genérica dos mais diversos tipos de tecidos. Outras porém, produzem apenas sob demanda, de acordo com as encomendas recebidas. Até mesmo de acordo com as estações do ano, pois o clima impacta diretamente a produção de tecidos e peças de roupas.
Ao receber os fios, a fábrica dá início ao processo de produção dos tecidos, que depois de prontos podem passar por lavagens, cortes especiais, tingimento e mudança de textura. Alguns desses processos envolvem o uso de materiais químicos, e devem ser ministrados em maquinário próprio para isso e por especialistas na área.
Matérias-primas usadas na fabricação de tecidos
Existem diferentes tipos de tecido, os que são totalmente de material natural, ou mistos, que são compostos tanto por fios de origem orgânica quanto de materiais sintéticos, e os que são exclusivamente sintéticos
Os fios naturais são provenientes do algodão e do tosquiamento de ovinos. O linho e o algodão são originários do algodão, que é amplamente cultivado no nosso país. E a lã vem dos ovinos. Ou no caso da seda, através das fibras do casulo do bicho-da-seda.
Já os fios sintéticos podem derivar tanto de materiais químicos quanto de petroquímicos, ou até mesmo da celulose.
Processo de fabricação de tecidos: Passo a passo
Para que se dê início ao processo de fabricação de tecidos, o começo se dá bem antes, e mesmo depois de já tecidos os fios, existem algumas outras etapas até que seja considerada de fato, finalizada a produção.
Algumas fábricas são auto suficientes e cumprem todas essas etapas, porém outras contam com fornecedores, para compra dos insumos necessários para a produção dos tecidos.
Etapas iniciais
As primeiras etapas para produção de tecidos de origem natural são o cultivo de algodão, e a criação de ovinos. Colheita do algodão e tosquiamento de ovinos (ou em alguns casos, de lhamas). Também obtemos através da fibra do casulo do bicho-da-seda a matéria prima para produção dos fios de seda.
Ou no caso dos fios sintéticos, a produção dos fios se dá através da junção de fibras químicas através, na maioria dos casos, de exposição a alta temperatura.
Fiação
Antes de iniciarem a fase de tecelagem, os fios precisam ser preparados, Eles passam por uma máquina que os gira em alta velocidade até alcançar textura e espessura ideais. E cada tipo de fiação tem suas particularidades, de acordo com a matéria prima de cada fio. Mais velocidade, vácuo ou calor, por exemplo.
Tecelagem ou malharia
No momento de iniciar a tecelagem as máquinas são graduadas de acordo com o resultado esperado, já que cada tipo de tecido tem diferentes formas de entremear os fios (perpendicular e horizontal), e diferentes fios são usados. No caso das malhas, a sua tecelagem é feita em um único sentido. Os teares se desenvolveram muito no decorrer dos anos, e hoje boa parte do maquinário é controlado de maneira remota, com resultado preciso e maior capacidade de produção.
Acabamentos finais
Cada tipo de tecido recebe diferentes cuidados após a tecelagem ser finalizada. Podem ser lavados, tingidos, alvejados, receber estampas, ou passar pelo beneficiamento têxtil e estamparia.
Vantagens de comprar direto da fábrica
Quando compramos tecidos diretamente do seu fabricante, as vantagens são incríveis.
Primeiro que quem fabrica conhece a fundo todo o processo, então qualquer tipo de dúvida referente ao produto poderá ser esclarecida pelos profissionais envolvidos na sua produção.
Os valores dos metros ou rolos são menores nas fábricas quando comparados aos valores das lojas, que são na verdade uma ponte entre fabricantes e alguns consumidores.
Algumas fábricas de tecidos podem executar criações personalizadas, com estamparias exclusivas, e de acordo com suas necessidades.
Mais variedade, exclusividade e preços menores somente comprando tecidos diretamente de quem os fabrica.