Para quem se interessa por moda, gosta de criar moldes, roupas ou trabalha com isso, conhecer tecidos é fundamental, já que temos uma grande variedade disponível no mercado.
Mas se você não está em nenhum desses ramos e ainda assim gostaria de saber um pouco mais sobre o assunto, está no lugar certo.
Aqui você vai conseguir maiores informações sobre o tema, e, mergulhar um pouco mais nessa área encantadora que é a escolha de tecidos para cada tipo de peça!
Depois de ler nosso pequeno dicionário de tecidos, você vai conseguir escolher com segurança o melhor tipo para fazer a roupa que quiser!
Vamos lá!
Nomes de Tecidos: Dicas para saber o que você está comprando
Abaixo você vai encontrar os principais e mais conhecidos tecidos disponíveis no mercado, e qual sua melhor utilização.
Canvas
Um dos tecidos mais resistentes que existem, e não possui elasticidade. Pode ser encontrado na sua forma natural ou sintética. Lembra o aspecto de lona e é comumente utilizado para confecção de bolsas e estofados, entre outros itens.
Cetim
Outro tipo de tecido bastante utilizado, e facilmente encontrado no mercado. Possui uma versão com elastano que oferece elasticidade que o próprio não possui, por ser feito através de entrelaçamentos dos fios. Tem um brilho natural e é bastante versátil e refinado.
Malha
Um tecido que pode ser feito com fibras naturais e sintéticas, tendo como característica sua elasticidade. São muito usados na confecção de roupas íntimas, esportivas e casuais, sendo usado também em jogos de cama e outros fins como roupinhas pets. São tecidos naturalmente confortáveis e geralmente não amassam, sendo uma ótima opção para diversas ocasiões. Podem ser eles: helanca, crepe, meia malha, piquet, lurex e outros.
Microfibra
A microfibra é um tecido sintético composto por poliéster e poliamida, ambos derivados do petróleo. Os fios da microfibra são extremamente finos, mais ainda do que um fio de cabelo humano e bastante resistente. Muito utilizado em roupas praia e prática de atividades físicas, aquecendo e esfriando na medida certa. Pode ser usada também em roupas de cama, toalhas de banho, blazers e paletós.
Musseline
Outro tecido sintético é extremamente utilizado, pois tem um toque suave e não amassa com facilidade.
Oxford
É um tecido bem funcional, já que não amarrota e nem encolhe. É feito totalmente à base de poliéster, e é bastante utilizado para jalecos, e diversos tipos de uniformes. Sua versão mais leve se chama oxfordine.
Tricoline
Esse tecido é feito inteiramente de algodão. Bastante versátil, já que serve para os mais diversos tipos de roupas e apresenta um bom caimento. Pode ser utilizado para camisas, saias, vestidos e em peças de artesanato.
Sarja
A sarja é um tipo de tecido têxtil com ligamento de linhas diagonais. O padrão diagonal é criado na tecelagem, o que dá ao tecido uma textura distinta e duradoura. A sarja é um tecido plano, muito confortável que proporciona movimento e não absorve muito calor. Possui um toque mais lustroso e macio. A sarja é frequentemente utilizada na confecção de uniformes profissionais, militares, ternos, casacos e gabardinas.
Qual os nomes de tecidos para vestidos mais populares
Normalmente no verão as pessoas procuram usar menos roupa para afastar a sensação de calor. Mas é bom que saibam que menos roupa não significa maior conforto. Ao contrário, a exposição da pele pode provocar queimaduras e ardência. Então o importante mesmo é utilizar uma roupa cujo tecido proteja e traga conforto. Assim como na hora de usar aquele super vestido de festa, lindo, que te deixa uma diva, mas uma diva confortável.
Na hora de pensar em vestidos de noiva, os tecidos tradicionais possuem textura e caimento especiais para esse tipo de modelagem. Vamos ver quais são as melhores opções?
Tecido para vestidos de verão
Os mais leves, que permitem a entrada do ar e a transpiração são os indicados. Tecidos que podem reter o suor acabam causando desconforto e possíveis irritações na pele. Como exemplo temos a tricoline, seda, viscose, malha e o linho
Tecido para vestidos de festa
Para se sentir linda e elegante, os vestidos usados em ocasiões especiais precisam ser, também, especiais. Ter caimento e sofisticação especiais para que quem o vestir, se sinta deslumbrante. Alguns dos tecidos utilizados para confeccionar esse tipo de roupa são o chiffon, georgette, organza e seda.
Tecidos para vestidos de noiva
E chegou o grande momento, e várias questões junto, como qual tipo de tecido posso usar para fazer “O” vestido de noiva mais lindo e elegante? Depende da estação e do tipo de vestido você tem em mente, por isso as opções são bem variadas: cetim de seda, cetim duchese, chiffon, crepe, gazar de seda, guipure, mikado, musseline de seda, organza, renda chantilly, renda soutache, tafetá, tule, tule point d’esprit e zibeline
Nomes de tecidos para blusas: Quais os mais usados
Dentre tantos tipos de blusas, as opções de tecidos para sua confecção são muito vastas.
Para camisas sociais, por exemplo, o algodão e o linho são campeões de vendas! Pois além de um ótimo caimento, são confortáveis e suaves em contato com a pele, já que são feitos de fibras naturais, por isso têm um custo um pouco maior.
Mas nem só desses dois tecidos vive a indústria têxtil responsável pela produção de blusas femininas. Vamos saber o que mais o mercado oferece abaixo.
Tecido para blusas femininas
Essa resposta é bem variada. Para épocas mais frias, os tecidos que permitem uma proteção maior são a lã e o crepe, nas suas derivações mais encorpadas.
Já para os dias de calor, o algodão, linho e a seda, todos de origem natural, são excelentes. Já os de origem artificiais ou sintéticas mais usados são a viscose, viscolinho e o crepe e suas variações, que permitem que a pele respire bem, e não retém o suor, causas de manchas e mau cheiro.
Tecidos para saias: como escolher
As saias são peças muito antigas, e atualmente muito utilizadas por mulheres e mais recentemente por homens. Do jeans a lã, as saias são confortáveis e muito procuradas, por sua praticidade e bom caimento (quando confeccionadas com o material adequado).
Qual melhor tecido para saia social
O linho é o mais conhecido, porém não é o único tecido que pode ser utilizado na confecção de belas saias sociais.
O crepe, a lã, o oxford e a tricoline também possuem bom caimento, valores razoáveis e bastante saída.
Tecido para saia longa
As saias longas mais amplas, podem utilizar grande variedade de tecidos como a viscose, satin, cetim, gazar, malha, e muitas outras variedades, isso vai depender exclusivamente da peça projetada e do caimento que você deseja.
O importante para confeccionar uma peça de roupa de qualidade é escolher tecidos que também sejam de qualidade, sejam naturais, artificiais ou sintéticos. Que tenham boa procedência e atendam às suas necessidades, incluindo a questão custo / benefício.