logo 2

Calça, Bermuda e Shorts: Como escolher o modelo para cada evento

Existem variados tipos de roupas, para as mais diversas situações, incluindo muitas modelagens diferentes de calças, bermudas e shorts, para serem usadas de acordo com o que a ocasião pede.

Vamos abaixo discorrer sobre a função de cada uma dessas peças, e quais as melhores versões de cada um deles para que saibam o que usar e quando.

Qual a diferença entre calças, bermudas e shorts

Você sabe exatamente o que difere uma peça da outra? 

Parece óbvio, mas são pequenas regras do mundo da moda criadas há tempos para distinguir as peças, e, vamos explicar direitinho para que não restem dúvidas.

Tecnicamente o short tem a barra na altura do meio da coxa, já a barra da bermuda fica bem mais próxima ao joelho, variando entre acima, sobre e pouco após.

Já a diferença entre bermuda e calça é um pouco mais visível, apesar de novos estilos mais curtos de calças aparecerem no cenário fashion de vez em quando.

Aprendendo sobre a origem das peças

Cada tipo de peça de roupa tem sua origem devido a necessidade, adaptações de outras peças, ou puro modismo. Algumas citações datam de até 3.400 anos atrás!

Vamos agora descobrir um pouco mais sobre o surgimento dessas três peças fundamentais no guarda-roupa tanto dos homens quanto das mulheres!

Calça: A história sobre essa peça tão usada

Você consegue imaginar a vida atual sem a existência de calças? Pois é, parece meio impossível, mas é bom saber que houve uma época longínqua que tanto homens como mulheres usavam outros tipos de vestimentas, como vestidos, vestes, togas ou túnicas, ou seja, peças pouco práticas, principalmente num mundo em que os cavalos eram o principal meio de transporte.

Com a função de tornar a cavalgada mais prática e proteger os homens do frio, as calças foram criadas pelos chineses há mais de três mil anos. As primeiras calças a serem encontradas por estudiosos eram feitas de lã, usadas por dois pastores que percorriam a China a cavalo. Na época as mulheres não usavam calças, isso aconteceu muitos mil anos depois, com exceção dos Persas, que não faziam essa distinção. 

A expressão “honre suas calças” era usada para advertir homens encrencados, já que alguns se sentiam mais poderosos usando uma peça que era considerada sensual demais para que as moças da época pudessem utilizá-las. Mas elas se rebelaram, e em 1933 as calças finalmente foram liberadas, para a felicidade feminina.

E, obviamente, as calças caíram no gosto de todos, sobretudo quando o jeans e o brim passaram a ser utilizados para sua confecção, tornando assim uma ótima peça para uniformes, por ser mais resistente e oferecer mais proteção.

Bermuda ou Short: Peças parecidas, porém diferentes

O short tem origem como uma peça projetada para prática de esportes ou banhos de mar, com cordões ou elásticos na cintura para melhor ajuste, e tecidos mais leves de secagem rápida.

Mas ganhou versões bem próximas às modelagens das bermudas, com tecidos e cortes menos esportivos, porém seguindo o tamanho original, com a altura do meio das coxas.

As bermudas vieram com tudo de uns anos para cá, e até em eventos considerados mais sociais, determinados modelos fazem bastante sucesso. Principalmente os de alfaiataria. Sim, essa peça caiu mesmo no gosto de todos, homens, mulheres, abastados ou não. A bermuda, assim como o short, são extremamente populares e perfeitos para climas como o nosso.

A versatilidade das calças

Mas a variedade de modelos e tecidos utilizados hoje em dia é realmente incrível, quando paramos para pensar que os egípcios já usavam um tipo de legging, com pernas separadas e sem cós, entendemos a importância dessa peça na evolução da moda.

O céu é o limite quando pensamos em tantas possibilidades, e abaixo vamos citar alguns dos modelos de calças que fazem sucesso no mundo afora.

  • Calça jeans
  • Calça cargo
  • Calça pantalona
  • Calça alfaiataria
  • Calça jogger
  • Calça wide leg
  • Calça legging 

Enfim, são tantos modelos que isso renderia outro texto bem interessante!

As bermudas e sua popularidade

Uma das maiores inovações da moda foi criada nas Bermudas (Ilha), reza a lenda que um oficial da marinha adotou o estilo que os nativos da ilha usavam, o calção tipo bermuda. Utilizavam uma vez que o clima era quente e trabalhar com calças se tornava desconfortável, os nativos simplesmente eliminavam parte da perna das calças, fazendo com que o novo modelo ficasse próximo aos joelhos.

Ele simplesmente adotou como parte do uniforme oficial aquela vestimenta, que não poderia receber outro nome que não fosse bermuda!

Para ajudar a difundir os modelos mais procurados, vamos abaixo dar uma listinha dos tipos de bermudas que são facilmente encontradas no mercado.

  • Bermuda jeans 
  • Bermuda ciclista 
  • Bermuda cargo 
  • Bermuda de alfaiataria 
  • Bermuda de sarja ou chino
  • Bermuda de tactel

Shorts e o verão brasileiro

Alguém tem dúvidas que os shorts são uma paixão nacional?

Num país como o Brasil, com clima extremamente quente e em sua maioria úmido, os shorts são uma vestimenta perfeita para ambientes informais e descolados. Ops, mas e os shorts mais clássicos? Já ocupam lugares de destaque não só no Brasil, como no resto do mundo. 

É uma peça que inicialmente se considerava própria apenas para crianças, mas, com o passar dos anos, as tendências mudaram, felizmente. E os shorts caíram no gosto de todos, independente de idade, tamanho, sexo ou conta bancária. Sempre vai ter um modelo que se adeque a sua realidade, e abaixo vamos mostrar o tanto de opções que você tem com essa peça queridinha no mundo todo.

  • Short jeans
  • Short de alfaiataria
  • Short saia
  • Short tactel
  • Short de academia
  • Short cintura alta
  • Short cargo

Entre outras modelagens que vão e voltam de tempos em tempos.

O importante é saber como combinar tanto shorts e bermudas, como calças com as demais peças. Não custa dar uma espiada no que tem de interessante na internet se bater uma dúvida. Mas uma coisa é certa: com essas peças, o conforto é garantido. Principalmente se forem confeccionados com tecido de boa qualidade e no tamanho adequado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *