Você com certeza já ouviu falar do tecido poliéster alguma vez. O Brasil é grande produtor de tecidos, e também os consome bastante, já que nosso mercado interno tem grande capacidade de produção.
Também somos exportadores de tecido 100% poliéster para diversos países, e nossa produção é reconhecida pela sua alta qualidade, e também pelos valores atraentes ao mercado externo.
Mas será que você conhece bem o tecido poliéster? Sabe sua composição? Para que conheça um pouco mais sobre essa estrela das nossas fábricas e confecções, vamos contar mais sobre o poliéster, suas características, vantagens em relação a outros tecidos e outras curiosidades.
Como é o tecido poliéster
Para explicar melhor como é o poliéster, em primeiro lugar é preciso saber que o tecido é de origem sintética, feito a partir de petróleo, e que pode ser considerado tecnicamente uma espécie de PET, ou politereftalato de etileno.
Graças ao avanço da tecnologia na indústria têxtil, hoje existem diversas variantes de poliéster, através das misturas de fios, sintéticos ou naturais, e ele é um tecido bastante popular, muito utilizado e consumido.
O poliéster foi criado por dois químicos em 1941, e no início seu nome era terylene. Já em 1951 surgiu a segunda fibra do tecido, que teve seu boom em 1960, quando teve um aumento exponencial do seu consumo, se tornando mais conhecido e popular.
Qualidades e características do tecido poliéster
As características do tecido 100% poliéster são diversas. Bastante utilizado em roupas de cama e mesa, é no vestuário em geral, há quem o considere um tecido coringa. Se por um lado apresenta uma leve transparência, ao mesmo tempo consegue ser extremamente resistente. Apesar de ser considerado um tecido leve, em determinadas situações ele pode se tornar um pouco abafado. Quando misturado com elastano possui grande capacidade expansiva, o que o torna ideal para confecção de roupas de ginástica e de banho.
Vantagens de utilizar o tecido poliéster
Existe uma tríade de características principais e muito vantajosas que são atribuídas ao poliéster.
- Alta durabilidade e resistência:
O poliéster é conhecido pela sua longa vida e por ser bastante resistente, quando bem cuidado. Raramente fura ou desfia, fazendo com que sua durabilidade seja maior.
- Fácil manutenção e lavagem:
Por ser considerado leve o poliéster seca bem rápido e pouco amarrota. Deve ser lavado respeitando a orientação da etiqueta dos produtos, já que cada tipo de poliéster tem seu modo de lavar. Por ser um tecido elástico não costuma encolher após a lavagem.
- Grande retenção de cor:
Por ser um material sintético, o poliéster tem maior facilidade de ser tingido, e demora mais para desbotar, mantendo as cores mais vivas e por mais tempo.
Usos e aplicações do tecido poliéster: Peças mais comuns
Como dissemos acima, o poliéster é um tecido extremamente versátil, e está presente em praticamente todos os cômodos da casa. Começando pela confecção de cortinas, capas de almofadas, toalhas de mesa, fronhas, lençóis, colchas e edredons, entre outros itens voltados para a decoração da casa e preparados de forma artesanal.
No seu guarda roupa as opções também são muitas, já que diversas peças de roupas masculinas e femininas podem ser confeccionadas com o poliéster. Temos camisetas, camisas, blusas sociais, lenços, echarpes, vestidos, saias, calças, shorts e, dependendo das misturas de fios, outras peças também podem ser produzidas.
Tecidos com elastano em composição com poliéster
As qualidades do poliéster se somam as do elastano, e suas qualidades se potencializam, permitindo que diversas peças que precisam de elasticidade para melhorar seu caimento sejam confeccionadas. Saias, macacões, vestidos, calças, shorts, e também roupas íntimas, de banho e para prática de atividades físicas. A lýcra é responsável por alavancar muito as vendas do poliéster.
O uso do tecido de fibra de poliéster em vestuário
As características do poliéster o tornam muito viável para a confecção de roupas, das peças de lingerie a vestidos e camisas sociais.
O poliéster é leve, possui um caimento muito bom, e por ser de origem sintética se tornou bastante popular e com valores competitivos para o mercado.
Tecido poliéster: Dicas e Dúvidas frequentes
Para fazer com que suas peças de poliéster mantenham a aparência de nova, e dure ainda mais, a dica é tomar cuidado na hora da lavagem. Siga sempre as instruções presentes nas etiquetas das peças. Caso a peça esteja muito encardida a recomendação é utilizar água morna na lavagem, para ajudar a limpar melhor.
E agora seguem perguntas frequentes que os clientes fazem sobre o tecido poliéster:
O tecido de poliéster encolhe?
Não é uma característica do poliéster encolher em função da sua estrutura, suas fibras são elásticas, o que diminui as chances de encolhimento após a lavagem. Mas vamos recomendar mais uma vez, siga as instruções do fabricante expostas na etiqueta para melhor conservação do produto.
O tecido poliéster é quente?
Em função de ser oriundo de fibras sintéticas o poliéster apesar de leve, em alguns casos pode se tornar levemente abafado.
Como evitar amassados no tecido 100% poliéster
Na hora de tirar sua peça de poliéster da máquina, deixe secando ao natural, na sombra. Guarde dobrada corretamente ou pendurada em cabides.
Ele é transparente?
Por ser um tecido considerado leve, pode apresentar algum grau de transparência, mas isso pode ser corrigido com forros, ou se o poliéster for misto, com algodão, por exemplo.